sexta-feira, 9 de setembro de 2011

a nós

Então vocês, mulheres, levantem-se! Tirem a camiseta, andem só de sutiã e calcinha se quiserem. Tirem o sutiã e a calcinha se quiserem também.
Já se foi a época em que tênis era só pra homem. Conquistamos o tênis, a calça, a camisa, a camiseta, ainda nos restam vestidos, mas gastamos menos tecido agora.
Já conquistamos os empregos, até o futebol. Mas não fomos nós, foram elas. Nossas bisavós, vós talvez. Sim, somos a geração do tanto faz, qualquer coisa está bom. Rasgam as calças mas não rompem com os valores machistas da sociedade, mudam de cabelo a cada tres meses porque cansam dele como estava, mas nossa luta por direitos iguais permanece igual, parada, intacta. Luta essa que deveria estar de pé, e não jogada como se nada estivesse acontecendo. Espirito de mudança esse que deveria estar dentro de nós, mais vivo que nunca, desde a ponta de cada fio de cabelo até as unhas de cada dedo do pé, mas ao invés disso ficamos paradas, afinal, já temos nossas saias curtas, camisetas e calças rasgadas, decotes interminaveis e sutiãs de enchimento. Já não nos doem os pés, já não nos falta mais o ar dentro daqueles vestidos. Mas se não pelos direitos, fique de pé para honrar quem te tirou os saltos e os vestidos compridos, faça por merecer tudo o que elas trouxeram para nós, mas pelo amor de deus, não fique sentada no sofá vendo tv achando que os direitos são todos iguais, não fique vendo dez bilhoes de homens nos tratando como objeto de consumo sem se importar, e ainda achando bonito. Ou fique de pé por nós, ou de quatro por eles, para eles. A escolha é toda sua

Nenhum comentário:

Postar um comentário